quinta-feira, 28 de junho de 2012

Balanço semestral


Estamos no final do primeiro semestre deste ano.... E sem ter feito grandes planos na passagem de ano, olhando para trás vejo que já mudei algumas coisas no meu dia a dia, no que diz respeito a poupança e organização:

- Vou menos vezes às compras e normalmente faço uma lista do que preciso.
- Trago muito menos sacos para casa, esforço-me por por levar os reutilizáveis sempre que vou ao super mercado.
- Uso quase religiosamente as máquinas de louça/roupa, aspirador e ferro de engomar em horário de vazio.
- Dou a contagem da água e luz todos os meses.
- Passei a desligar o cilindro durante o dia e a ligá-lo só para os banhos
- Uso mais a agenda para não me esquecer das coisas mais importantes (memória de galinha!)
- Passei a prestar mais atenção a talões e cupões e a aproveitar oportunidades quando justificável (não sou escrava dos cupões, até porque uso muita coisa de marca branca que me fica mais em conta).
- Estou a cozinhar muito mais.
- Estou a prestar muito mais atenção à conservação da comida, estrago muito menos alimentos/refeições, reaproveito e reinvento muito mais na cozinha.
- Voltei a fazer bolos (não fazia desde a adolescência e já tenho 34 anos) e estreei-me nas compotas!
- Já fazia reciclagem, mas agora também faço reutilização de objectos, quer seja na cozinha, como na decoração.
- Estou muito mais organizada (mas ainda falta aperfeiçoar várias coisas).
- Compro muito menos detergentes e tento "fabricá-los" em casa, pelo menos os básicos. Já deixei de comprar limpa-vidros, spray para móveis e líquido do chão.
- Tento aproveitar habilidades de amigos/familiares para arranjos, dando-lhes a eles alguma contribuição e poupando dinheiro em serviços...


Devo dizer que muitas destas mudanças se devem aos restantes blogues que tenho lido, ao quanto me têm inspirado! Portanto, o que vou escrevendo não é senão um reflexo do que tenho aprendido, lido, idealizado...  Obrigado a todos!

2 comentários:

  1. Assino por baixo de muitas das tuas acções e sinto-me orgulhosa por isso! :-)

    Quando mudamos coisas na nossa vida em casa para melhor, mudamos a nossa vida para melhor em todos os aspectos! :-)

    Agora fico à espera do balanço anual, para ver uma lista de 100 coisas, combinado?!? :-)

    Beijinhos linda,
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Combinadíssimo! Realmente, sinto que as coisas estão a correr bem melhor a nível de organização!
    Beijinhos amiga!

    ResponderEliminar